Assine a news!
Assine a nossa news e receba informações, notícias, dicas de limpeza e preservação do meio ambiente.
Obrigado!
Banner

O que é necessário para o síndico do meu prédio implantar a separação de recicláveis no meu condomínio?

Para implantar a separação de recicláveis em um condomínio, seja ele de casas ou apartamentos, basta especificar um local para a colocação de contêineres para cada material e logo após comunicar a todos os moradores.

 

E se no meu condomínio não houver espaço para os contêineres?


Não há problema nenhum. A separação dos materiais recicláveis pode ser feita e armazenada dentro da própria residência até o dia da coleta. Já que os resíduos estarão limpos, não produzirão mau cheiro. Porém, o síndico ou o funcionário responsável deve orientar os moradores para colocar a sacola de lixo reciclável para ser recolhida somente no dia da passagem do caminhão. Assim, evita-se que se acumulem lixos nas calçadas e que alguém mexa no lixo, o que é proibido.


Onde armazenar o lixo até a coleta?

 

Para que não ocupe muito espaço, o lixo deve ser compactado, ou seja, os papéis devem ser colocados em pilhas, as latinhas amassadas, as garrafas pet (plásticos), por exemplo, colocadas separadas, assim como os vidros. Em seguida, o lixo deve ficar dentro de sacos de plástico resistente, ou no caso das pilhas de papel, amarrada com barbante ou outra fita resistente, e armazenado em local fechado e ao abrigo de sol e chuva até o dia da coleta.


Caso o meu condomínio não adote o procedimento de separação de lixo reciclável, eu posso fazer isso sozinho? Como?

 

Claro que pode. O fato de o síndico do seu prédio não aderir a este procedimento não interfere em nada na sua escolha. Como em resposta anterior, o lixo reciclável pode ser armazenado dentro da sua residência, por não exalar mau cheiro, até o dia que a coleta seletiva for passar na sua rua.